Acne: Causas e Tratamentos

 In Rigorosos a cuidar

O que é a acne?

A acne é uma doença comum causada por múltiplos fatores.

Durante a puberdade o corpo começa a produzir um nível aumentado de hormonas, as quais induzem a superprodução de um óleo normal da pele, chamado sebo (produzido na glândula sebácea). Estes fatores, juntamente com a renovação insuficiente de células mortas da pele, causam o entupimento dos poros que, por sua vez, ficam inflamados. Simultaneamente, ocorre um crescimento de bactérias normais da pele denominadas de “Propionibacterium acnes”.

Medicamentos como lítio, cortisona, hormonas, iodetos, alguns medicamentos para convulsões ou isoniazida também podem causar lesões de acne.

Quem é mais afetado?

A acne afeta 85-100% das pessoas em algum momento da vida e geralmente começa na puberdade, sendo comum em adolescentes e adultos jovens. Contudo, a acne pode persistir na idade adulta – 5% das pessoas com mais de 45 anos ainda tem acne.

O que acontece à pele?

Os locais corporais mais afetados pela acne incluem a face, pescoço, costas, peito e ombros – áreas onde está localizado o maior número de glândulas sebáceas. Nos adultos é mais comum estar afetada a linha da mandíbula e o mento.

A pele com acne apresenta: pontos negros (comedões abertos), pontos brancos (comedões fechados), pápulas (pequenos inchaços rosados ​​e castanho-avermelhados), pústulas (lesões com pus) e nódulos ou quistos (lesões mais profundas com pus).

A acne não é grave, mas pode resultar em cicatrizes permanentes, aparentando depressões na pele ou manchas vermelhas escuras ou castanhas nos locais onde estavam as lesões da acne.

Qual é o tratamento?

Não há maneira de prevenir a acne.

No entanto, os seguintes cuidados podem ajudar a reduzir o número e a gravidade:

Cuidados gerais

– Não manipule as lesões: não deve espremer ou raspar as lesões.

– Limpe suavemente a pele: Lavar a pele é essencial, pois ajuda a remover os óleos superficiais em excesso e as células mortas da pele que podem entupir os poros. Por outro lado, a lavagem excessiva pode causar danos, irritando a acne existente.

– Evite produtos de pele que contenham algum tipo de óleo. Em vez disso, procure cremes e loções rotulados como “não-comedogénicos”. É menos provável que obstruam os poros.

– Use proteção solar para não condicionar o aparecimento de manchas castanhas nas áreas com acne.

-Pratique exercício físico regularmente acompanhado de uma boa dieta.

-Seja paciente: tratar a acne leva tempo e paciência. Pode ter que utilizar diferentes produtos até que encontre aquele que se adequa ao seu tipo de pele; pode demorar dois ou três meses até que comece a ver resultados e, inclusivamente, a acne pode parecer pior no início do tratamento.

 

Quando procurar assistência médica?

Se tem acne moderada ou grave, que não melhorou o suficiente com os cuidados gerais, procure ajuda médica.

O seu médico pode prescrever:

Tratamentos tópicos (ou externos):

  • Agentes antibacterianos e antibióticos;
  • Agentes “peeling” (esfoliantes);
  • Retinóides.

Tratamentos orais:

  • Antibióticos;
  • Contraceptivos orais e outra medicação hormonal;
  • Retinóides.

 

Procedimentos:

Vários tipos de tratamentos a laser que, frequentemente associados a outros métodos de tratamento, ajudam a tratar a acne.

Tratamentos especiais de “luz azul” estão a ser investigados para tratar a acne.

“Resurfacing” a laser e / ou dermoabrasão podem ajudar a reduzir a proeminência das cicatrizes de acne.

 

Mitos sobre a acne

  1. Alimentos gordurosos são frequentemente culpados na causa da acne?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem poucas evidências de que os alimentos tenham muito efeito sobre a acne.

  1. O stress pode induzir acne?

A acne não é causada pelo stress mas pode agravar com o aumento do mesmo.

  1. Maquilhagem (cosméticos), especialmente produtos à base de óleo, loção bronzeadora e produtos de cabelo, podem provocar acne?

Sim, estes produtos podem bloquear os poros e serem causa de acne.

 

Dra. Inês Lobo, Dermatologista