A falar de acne

 In Rigorosos a cuidar

Hoje contamos com a colaboração do Dr. Juan Padró Lolo, médico especialista e referência incontornável em dermatologia.

Com a sua ajuda, iremos aprofundar um dos temas mais importantes e controversos relacionados com a nossa pele: o acne, uma doença que afeta 80% da população entre os 12 e os 25 anos.

Cantabria Labs: Dr. Padró Lolo, o que é o acne e quais são os fatores principais que o provocam?

D.J.P.- O acne comum é um processo inflamatório crónico dos folículos pilossebáceos e caracteriza-se pelo aparecimento de lesões na pele, desde borbulhas a quistos e nódulos, afetando a cara, o peito e as costas, provocados pela intervenção de uma bactéria.

A idade é importante, já que o acne começa a aparecer durante a puberdade e pode chegar à idade adulta, entre os 30 e 35 anos. O fator genético é sem dúvida importante, tal como o fator hormonal, o stress e até a utilização de produtos cosméticos desapropriados.

Cantabria Labs: É importante tratar do acne em todos os casos?

D.J.P.- O acne deve sempre tratar-se, em todos os casos, desde o mais leve até ao mais grave, até porque consoante a idade em que aparece pode afetar muito a relação com os outros.

Cantabria Labs: Quando devemos procurar um especialista para tratar do acne?

D.J.P.- Devemos procurar um especialista desde o início, realizando os tratamentos adequados, que variam consoante a gravidade do caso.

Cantabria Labs: Que recomendações daria às pessoas com acne?

D.J.P.- Para mim, é muito importante e deve-se insistir em explicar ao paciente que o tratamento irá ser longo e que os resultados não são imediatos. É muito importante recomendar que não toque nas borbulhas de nenhuma forma e que tenha cuidado ao aplicar cremes na cara, pois podem agravar a patologia.

Cantabria Labs: Costumamos associar o acne à adolescência, mas é cada vez mais frequente em adultos. Qual é a causa do acne em pessoas com mais de 30 anos? Trata-se da mesma forma que o acne adolescente?

D.J.P.- No adulto, o acne também é muito complexo, já que nestes casos normalmente está associado a um distúrbio hormonal e muitas vezes genético. Nas mulheres é importante despistar a existência de um ovário poliquístico, já que é a causa mais frequente do acne na mulher adulta.

Cantabria Labs: Uma das maiores preocupações são as marcas deixadas pelo acne. Existem soluções eficazes para as eliminar?

D.J.P.- Para eliminar as sequelas do acne, como as marcas e as cicatrizes, contamos com os peelings de ácido glicólico, salicílico ou fenol, tendo este último como o mais potente.  Este peeling de ácido glicólico é melhor aceite pelos pacientes, já que não requer um isolamento em casa nos dias que se seguem ao tratamento, porque se realiza em várias sessões, aumentando progressivamente a potência e os resultados são muito satisfatórios.

Cantabria Labs: Antes de terminar, gostaríamos de esclarecer algumas dúvidas sobre os 5 mitos mais comuns sobre o acne. O que é verdade e o que é mito?

Cantabria Labs: O sol seca as borbulhas?

D.J.P.- No verão, quase todos os tipos de acne melhoram, já que a ação dos raios ultravioleta seca as lesões, provocando melhorias.

Cantabria Labs: A maquilhagem provoca acne?

D.J.P.- Os produtos cosméticos, como os cremes hidrantes e a maquilhagem podem repercutir negativamente, já que alguns são comedogénicos aumentando a aparição de borbulhas. É por isso preciso ter um especial cuidado e optar pela utilização de cosméticos não comedogénicos (que não obstruem os poros).

Cantabria Labs: É bom espremer as borbulhas?

D.J.P.- É muito importante não mexer nas lesões, já que com isso podemos piorar a situação. Quando queremos fazer uma limpeza das lesões, como as borbulhas estão fechadas, devemos procurar um especialista que saiba realizar a sua abertura de uma maneira profissional sem piorar a situação.

Cantabria Labs: O acne aparece por não se ter a pele suficientemente limpa?

D.J.P.- É importante realizar esta limpeza de pele diariamente, com produtos adequados, antes de aplicar os medicamentos recomendados pelo dermatologista.

Cantabria Labs: O chocolate faz borbulhas?

D.J.P.- Não está provado que a alimentação seja a causa do acne, e por isso dou sempre alguma liberdade aos meus pacientes. Mas claro, se o próprio paciente estabelece uma relação entre algum alimento que tenha ingerido (como o chocolate ou os produtos de charcutaria) e um agravamento do seu estado, aconselho que evite esses alimentos.

 

Agradecemos ao Dr. Padró, a sua preciosa colaboração nesta rubrica.