Beleza responsável – Fotoproteção e Maquilhagem

 In Rigorosos a cuidar

 

É do conhecimento de todos que a pele é o maior órgão do nosso corpo. Mas, a maior parte de nós descura este órgão, tão importante, responsável pela sustentação de todos os nossos órgãos e tecidos internos, sendo a nossa primeira barreira de defesa contra muitas das agressões a que estamos todos os dias sujeitos.

Podíamos falar das agressões físicas provocadas por exemplo pelo tipo de roupa que usamos, das agressões químicas pelo tipo de detergentes com que lavamos a nossa roupa, gel de banho, champôs…e mesmo a maquilhagem que utilizamos no dia-a-dia, com a qual, muitas vezes, não fazemos as escolhas certas, pois destroem a nossa barreira protectora… mas, hoje, vou falar fundamentalmente das agressões das radiações na nossa pele e da possibilidade de nos protegermos com o melhor resultado visual!

Quando falamos em agressões de radiação na pele, a primeira coisa que nos ocorre é a radiação solar mas, a verdade é que estamos constantemente sujeitos aos mais variados tipos de radiação.

Muitos de nós, tão distraídos com o ritmo frenético das nossas vidas, tanto de trabalho como dos tempos livres, nem reflectimos na nossa exposição constante aos mais variados tipos de radiação.

Vejamos! Acordamos ao som do despertador do nosso telemóvel, assim, a primeira coisa que fazemos é receber radiação emitida pelo ecrã. Preparamos o nosso pequeno-almoço colocando o leite a aquecer no micro-ondas (radiação), ligamos a televisão ou o rádio (ondas electromagnéticas) para nos actualizarmos enquanto nos arranjamos. Saímos para os nossos empregos e, pelo caminho, vamos apanhando radiação solar (ultravioleta – UVA e UVB), estamos sujeitos às diferentes temperaturas (radiação infravermelha). Passamos os dias nos nossos escritórios, clínicas, hospitais, grandes superfícies, lojas comerciais, cafés, restaurantes…sempre sujeitos a quê? Luz artificial, luz visível de alta energia. E, quando chegamos a casa só queremos parar um momento em frente à nossa televisão (luz visível) ou aproveitamos para terminar um trabalho no computador (luz visível) ou, até mesmo, actualizarmo-nos nas redes socias (luz visível).

Mas, nada de dramas! Pois apesar de todo o avanço tecnológico temos, também, o avanço científico e, nomeadamente, laboratórios dispostos a acompanhar os novos problemas e necessidades, sem descurarem outro aspecto fundamental, para nós mulheres, e para cada vez mais homens que é manter a beleza da nossa pele, a nossa aparência no dia-a-dia, a nossa maquilhagem.

Temos, à nossa disposição, soluções para todos os gostos e necessidades!

A escolha do protector certo para cada pele e para cada necessidade é possível e imperativo, com a ajuda informada e consciente dos profissionais e saúde, como os médicos e farmacêuticos.

Não se deixe enganar, procure ajuda para a solução certa para a sua necessidade. Para isso é essencial podermos avaliar:

– O estado da sua pele

– As necessidades específicas da sua pele

– O tipo de pele

– As suas expectativas para o aspecto final da sua pele

Com a vida corrida que temos, aproveitemos as soluções fantásticas que nos oferecem uma protecção eficaz com o melhor resultado de maquilhagem para a nossa pele!

 

Dra. Teresa Calheiros

Farmacêutica