Cuidados Antienvelhecimento

 In Rigorosos a cuidar

Quando falamos de cuidados antienvelhecimento, é necessário perguntar: Como envelhecemos? Só assim, conseguimos perceber como o combater de uma forma eficaz.

Existem, essencialmente, duas vias: a extrínseca e a intrínseca.

A via extrínseca é aquela que podemos e conseguimos prevenir e reduzir de forma mais visível.

A via intrínseca requer ainda mais atenção pois está ligada ao nosso DNA, à capacidade de regeneração e à atividade anti-radicais livres (dita antioxidante). Os restantes fatores devem ser tidos em conta no combate ao envelhecimento. Mas como? Escolhendo produtos altamente antioxidantes e potenciadores da regeneração celular!

Antes de falarmos sobre como evitar o envelhecimento, algo a reter é: nenhum creme representa um milagre dentro de uma embalagem. O conjunto de substâncias, a regularidade e a disciplina no uso fazem parte do plano de combate ao envelhecimento. Uma boa alimentação, a eliminação do tabagismo, a correta limpeza da pele e a proteção (seja ela do sol ou do frio) são peças fundamentais.

Mas o que todos queremos saber verdadeiramente é:

Como escolher a nossa rotina antienvelhecimento?

A resposta está no combate aos radicais livres, na regeneração celular, na reparação do DNA e na correta estimulação celular. Para estes efeitos, os ingredientes gold-standard são: alfa-hidroxiácidos (AHA), resveratrol, vitamina C e compostos regeneradores como o SCA (Secreção de Cryptomphalus aspersa). Produtos com este tipo de ativos potenciam não só a regeneração celular e antioxidação, mas também intensificam a formação de colagénio.

Os resultados mais eficazes atingem-se com uma rotina de manhã e de noite, sem nunca esquecer a proteção solar. A eficácia destes cuidados regeneradores é potenciada quando se associam moléculas que promovam uma micro exfoliação, removendo as células mortas e aumentando a permeabilidade aos compostos ativos.

Falando na estratégia número nº 1 contra o envelhecimento e no combate às rugas, a prioridade é sem dúvida o protetor solar. Para além do sol ser o principal fator externo causador do envelhecimento, hoje podemos contar com as tecnologias mais avançadas, como aquelas que associam a fotoimunoproteção com ingredientes ativos específicos antioxidantes e reparadores dos danos do DNA celular.

Resumindo: Limpe, regenere, hidrate, estimule, nutra e proteja.

Dra. Renata Passos
Farmacêutica

queda de cabelo - mitos e verdades