4+1 Dicas para cuidar da sua pele no inverno

 In Rigorosos a cuidar

 

Contamos neste artigo com a colaboração da Dra. Lidia Maroñas, especialista em dermatologia em Madrid, para sintetizar alguns cuidados a ter com a pele durante o inverno.

 

Existem 4 regras básicas:

Usar fotoproteção durante todo o ano! Naqueles dias cinzentos e chuvosos, quando o sol não aparece, a pele continua exposta à radiação, causando danos crónicos como manchas, rosácea, rugas e até cancro de pele.

Hidratar a pele. Beber 1,5-2 litros de água por dia tem muitos benefícios para a saúde e para a nossa pele, mas não é suficiente para manter a hidratação. O frio, o vento e o aquecimento secam a pele e devemos protegê-la com creme hidratante todos os dias. A melhor hora do dia para hidratar a pele é após o banho.

Proteger a pele. Ter especial atenção aos lábios, rosto e mãos, pois são as áreas que estão mais expostas ao frio e ao vento. Usar um sérum com vitamina C de manhã antes de sair de casa, que para além de hidratar é também um antioxidante. Usar um batom e creme hidratante para as mãos várias vezes ao dia. Utilizar luvas também é uma boa opção.

Regenerar a pele. Esfoliar a pele do rosto e do corpo 1-2 vezes por semana para eliminar a epiderme mais antiga e danificada e aproveitar a noite para a substituir por uma pele saudável, aplicando séruns ou cremes que contenham retinol, ácido glicólico e hidroxiácidos. Deverá consultar o seu dermatologista para aconselhar o creme que melhor se adapta ao seu tipo de pele.

 

A importância de uma atitude positiva

O Stress é um fator importante a ter em conta para o nosso bem-estar geral, e também para a pele e por isso uma atitude positiva é muito importante.

Ser a melhor versão de nós mesmos pode ser considerada a 5ª regra de ouro para ter uma pele bonita e saudável todo o ano. Motivarmo-nos com as pequenas coisas do dia-a-dia, ser optimistas quando nos levantamos todas as manhãs, divertirmo-nos e sorrirmos o máximo que pudermos.

A pele é o reflexo da alma e do nosso bem-estar interior!