Envelhecimento: o sol e a pele

 In Rigorosos a cuidar

Não há dúvida que, com o passar dos anos, a pele vai perdendo elasticidade, tornando-se mais seca e aparecendo novas rugas e ainda outros sinais de envelhecimento. Atualmente, muitas pessoas preocupam-se com o aspeto do rosto, a zona mais visível do corpo. Na verdade, o uso de cremes hidratantes começa cada vez mais cedo. No entanto, poucas pessoas têm em conta o efeito das radiações solares.

O envelhecimento provocado pelo sol, ou fotoenvelhecimento, caracteriza-se pelo aparecimento de rugas, sardas, lentigo solar ou até de pequenos vasos sanguíneos na superfície da pele (telangiectasia). Também podem surgir pseudo-cicatrizes estelares: a pele torna-se seca, sem elasticidade e com um tom semelhante ao da cera.  Porque não nos protegemos do sol como devemos, se nos preocupamos tanto com a saúde da nossa pele?

Para além dos cuidados diários, é importante ter em conta que as radiações UV têm efeitos que podem ser extremamente negativos. Por isso, é praticamente obrigatório usar um protetor solar que as evite. Todos conhecemos os benefícios do sol, mas como em quase tudo na vida, é fácil desfrutar daquilo que nos faz bem se soubermos evitar o que é mau. Neste caso, basta responder a uma série de perguntas.

– Como é a sua pele? Seca? Oleosa? Normal? Existem produtos diferentes que se adaptam a cada tipo de pele.

– Qual é o seu fototipo? Dependendo do tom da sua pele, da cor do seu cabelo e dos seus olhos, saberá se tem de utilizar um fator de proteção SPF mais ou menos alto.

– Que tipo de atividade vai realizar? É muito diferente apanhar sol na praia ou dar um passeio pela cidade, fazer caminhadas no campo ou esquiar.

– Com ou sem maquilhagem? Dar um toque de cor natural à sua pele não podia ser mais fácil: pode escolher tonalidades, texturas e efeitos, dependendo do seu gosto.

Depois de responder a estas perguntas, poderá escolher o protetor solar mais adequado para si. Porque cada pele é única, mas o fotoenvelhecimento afeta toda a gente, mais cedo ou mais tarde. Cuide da sua pele, só tem uma!