O Sol e o Desporto

 In Rigorosos a cuidar

o sol e o desporto

Conciliar uma atividade desportiva ao ar livre com todos os cuidados que o Sol exige é possível?

Foi para esclarecer esta questão que pedimos a opinião de Diego Sarasketa, farmacêutico e atleta, apaixonado pelo desporto e farmacêutico de profissão e vocação.

Aqui fica o seu testemunho, na primeira pessoa, para que possa servir de inspiração para quem, como Diego, se preocupa em tirar o máximo partido do ar livre!

“O desporto é uma das minhas paixões e uma forma de estar na vida! Defendo valores como o esforço, o sacrifício e a superação, e acredito que só com trabalho árduo se alcança o sucesso.

Talvez seja por isso que sinto uma tão grande afinidade entre o rigor e a perfeição, os princípios farmacêuticos que sempre defendi e o resultado de um trabalho e esforço constantes ao longo dos anos.

Ao longo da minha carreira como atleta, aprendi a importância de manter o meu corpo saudável, recorrendo a uma alimentação adequada e respeitando os cuidados básicos para evitar lesões e manter um funcionamento correto do meu organismo. Uma das frentes de combate é a pele – a primeira barreira contra as agressões externas – e por isso tenho cuidados especiais para a manter bem cuidada e preparada para as competições.

Este episódio mostra bem a importância das rotinas de cuidados de preparação para as provas:

São seis horas da manhã. O despertador toca num lugar remoto na África do Sul e acordamos no quarto de um hotel inóspito. Já cumprimos três etapas de uma fatigante corrida de mountain bike, e os km começam a passar a sua fatura… a cada dia nos custa mais levantar e o esforço e a fadiga começam a pesar…

Seguimos a nossa rotina diária: tomamos um duche e seguimos para o pequeno-almoço com o resto da equipa, comentando a etapa que nos espera.

De volta ao quarto, preparamos o que nos falta: a bicicleta, a roupa, a comida e o kit de emergência.

Terminados os preparativos, sinto-me realizado! O trabalho de consciencialização desenvolvido ao longo dos anos faz o seu efeito! Ao faltarem 45 minutos para a partida, dois colegas de equipa batem-me à porta e pedem-me que lhes empreste um protetor solar, que o deles havia acabado.

Apelo então ao meu sentido de responsabilidade como farmacêutico e pergunto aos meus colegas de equipa se todos estão protegidos do sol, e a resposta é geral: todos tiveram essa preocupação. Estão plenamente conscientes dos benefícios do sol e da importância de se protegerem dos raios UVA UVB e IV, responsáveis ​​pelo fotoenvelhecimento, perda de densidade da pele e danos celulares a um nível mais profundo, que pode degenerar em cancro da pele.

Estamos prontos para a partida, decididos a dar 100% ao longo de todo o percurso. Enfrentamos um sol escaldante até à meta, fisicamente exaustos, mas com a confiança de uma pele 100% protegida, que nos leva às nuvens!

Conselhos Importantes

Desfrute de uma vida intensa ao ar livre, com a certeza de que a experiência permaneça intacta na sua memória, mas que nunca deixe mazelas na sua pele!

Para quem pratica desportos ao ar livre, a proteção solar é fundamental, não só pelo recurso a protetores solares de alta qualidade como também pela utilização preventiva de foto protetores orais que aumentam nossa imunidade e resistência da pele.

É bom aproveitar uma vida intensa ao ar livre com a segurança de uma pele protegida.

Artigo “Rigorosos a Cuidar” desenvolvido em colaboração com o Dr. Diego Sarasketa, farmacêutico

fotoproteção artigo ricardo aranha