Pêlos e cabelos: nascimento, crescimento e queda

 In Rigorosos a cuidar

Os pêlos estão presentes em todo o corpo exceto nas palmas das mãos, plantas dos pés e nas falanges distais. Nos animais têm uma função protetora, enquanto que no homem não é tão importante, embora o cabelo proteja do sol, as vibrissas do nariz impeçam a passagem de irritantes, as sobrancelhas e as pestanas desviem os líquidos e os pêlos das regiões intertriginosas reduzam a fricção.

 

Tipos de pêlos

Velos: são finos, macios, sem medula, sem coloração e raramente ultrapassam os 2cm de comprimento. Encontram-se na maior parte da superfície corporal.

Pêlo terminal: é mais comprido, grosso, duro, pigmentado e com medula. Encontra-se no couro cabeludo, barba, sobrancelhas, pestanas, axilas e púbis do adulto.

 

Pêlos e cabelos: crescimento cíclico

Os pêlos não crescem de maneira indefinida como as unhas. A continuidade no crescimento de cada pêlo depende de um ciclo vital, que é individual e independente em cada pêlo relativamente ao resto.

O facto do crescimento de cada pêlo ser cíclico e independente evita que os pêlos cresçam todos ao mesmo tempo ou estejam todos em fase de queda em simultâneo, o que resultaria em alternar fases em que se tinha imenso cabelo com outras em que se ficaria completamente careca.

 

Pêlos e cabelos: etapas de crescimento

Este ciclo de atividade fisiológica do cabelo tem três etapas: nascimento, crescimento e queda.

Cada uma destas fases tem uma duração determinada em cada indivíduo; a etapa mais longa é a do crescimento. No couro cabeludo as três etapas existem em simultâneo, sendo que a maioria dos cabelos está na etapa de crescimento.

No entanto, existem vários fatores que podem alterar o normal desenvolvimento e duração das diferentes etapas – o que pode levar ao crescimento de cabelo debilitado e frágil e mesmo a uma queda acentuada.

 

Queda de cabelo

Estes são alguns dos fatores que desencadeiam a queda de cabelo:

Predisposição genética

Menopausa

Alterações hormonais

Estados carenciais, nutrição, dietas

Ambiente, stress, esforços excessivos

 

Nos casos de queda acentuada de cabelo, recomenda-se consultar um Dermatologista para que faça um diagnóstico correto consoante a origem da queda e apresente o tratamento adequado a cada situação.