Porque Aparecem Manchas Na Pele?

 In Rigorosos a cuidar

porque aparecem manchas na pelePorque Aparecem Manchas Na Pele?

O conceito de pele saudável está muito associado a uma pele lisa, elástica, macia e … sem manchas. Talvez por isso as diferenças na cor da pele, isto é as manchas na pele, raramente são bem vindas.

Porque aparecem manchas na pele?

As manchas são alterações localizadas da cor da pele, sem relevo, e resultam de uma alteração das diferentes estruturas da mesma: vasos, células, ou quantidade de pigmento produzido pelas células.

Assim, se os vasos estiverem dilatados à superfície vamos observar um rosado localizado da pele (como na rosácea ou nas varizes superficiais das pernas); se houver saída de glóbulos vermelhos dos vasos para a pele circundante (como, por exemplo, quando se faz uma punção para colher sangue ou quando se sofre uma pancada) vamos observar manchas roxas e depois progressivamente amareladas (as vulgares “nóduas negras”) resultantes da deposição e oxidação do ferro dos glóbulos vermelhos (“hemossiderina”); se os melanócitos (as células na pele que produzem pigmento castanho e responsáveis pelo “bronzeado” em resposta à exposição solar) produzirem muito pigmento, então aparecem manchas castanhas, mais ou menos escuras consoante as situações e se, pelo contrário, se “esquecerem” de produzir de todo, o pigmento melanina, então a pele fica branca, como na doença chamada vitiligo.

E há outras causas que possam causar manchas na pele?

Claro que também há outras causas, como inflamações, infeções e medicamentos que causam manchas na pele, mas estas geralmente acompanham-se de outras queixas (como prurido, dor, febre, etc).

As manchas vermelhas (vasculares) e as manchas castanhas (com mais pigmento de melanina) são as que mais vulgarmente levam as pessoas ao dermatologista. Ambas têm tratamento.

Para as manchas vermelhas, puramente vasculares, o tratamento de excelência é a coagulação com os diversos equipamentos de LASER com comprimento de onda adequado a vasos. Após várias sessões, os vasos superficiais desaparecem, sem deixar marcas ou cicatrizes. Como o sol também leva a dilatação dos vasos, o uso de filtro solar é indispensável.

Para as manchas castanhas de melanina existem vários tratamentos que, sozinhos ou combinados, levam a atenuação ou desaparecimento das manchas. São eles os peelings, a mesoterapia e os tratamentos por LASER ou IPL (equipamentos que usam a luz como fonte de energia para tratar a pele).

Que tópicos aplicar para as manchas da pele?

Seja qual for o método escolhido de tratamento, todos incluem no seu protocolo terapêutico dois tipos de tópicos: os cremes despigmentantes e os filtros solares.

Existem vários tipos de cremes despigmentantes com composições e concentrações de ingredientes adequadas a diferentes situações.

As fórmulas mais potentes e medicalizadas incluem substâncias como a hidroquinona, o ácido Kójico, o ácido azelaico, o ácido salicílico, o retinol, o ácido tranexâmico e a vitamina C. O dermatologista experiente na área da dermocosmética poderá aconselhar o mais indicado.

Também no caso dos filtros solares é importante escolher um filtro com FPS 50+, que cubra UVB, UVA, radiação visível e infravermelhos. Alguns dos filtros incluem ainda substâncias antioxidantes e  substâncias reparadoras do dano solar nas células. Suplementos orais (cápsulas), com combinados de antioxidantes, ajudam a proteger a pele dos efeitos do sol, diminuindo a intensidade das manchas.

Em resumo, se é verdade que as manchas aparecem com o tempo, por diferentes motivos, vermelhas ou castanhas, todas podem ser tratadas e todas requerem uma medida de prevenção comum: não esquecer de aplicar filtro solar.

 

Leonor Girão

Dermatologista