Como preparar a pele para o tempo de férias?

 In Rigorosos a cuidar

preparar a pele para as feriasComo preparar a pele para o tempo de férias?

No verão o sol mostra todo o seu esplendor, mas também toda a sua força. É por isso importante ter um conjunto de cuidados de forma a preparar a pele para obter só o melhor do sol.

Começar com um bom peeling

Antes de começar o verão devemos fazer um peeling que elimine as células mortas e que regenere a pele desde o seu interior. O ideal é fazer um peeling superficial, à base de antioxidantes que ajudem a melhorar a textura e cor da pele, a estimular a síntese de colagénio e a produzir ácido hialurónico. Dependendo do estado da pele, pode-se optar por fazer 1, 2 ou 3 sessões.

Para saber mais sobre o produto Neostrata Citriate – Sistema de Peeling em Casa, carregue aqui.

Ter uma alimentação diversificada e com muita cor

Uma dieta rica em antioxidantes contribui para reforçar as defesas naturais da pele e conseguir um bronzeado mais bonito e duradouro. Algumas dicas frescas para o verão: smoothie bowls; saladas com tomate, cenoura e pimentos; gaspacho.

Preparar a pele desde o interior com fotoproteção oral

Mesmo quando utilizamos fotoprotetor diariamente e com o fator de protecção solar indicado, podemos não estar a repetir a aplicação com a frequência necessária e facilmente nos esquecemos de cobrir algumas zonas. Por estas razões é importante usar como complemento a fotoproteção oral rica em antioxidantes que, em complemento com uma alimentação rica em antioxidantes, vão ajudar a melhorar as defesas naturais da pele contra os danos causados pelo sol.

É principalmente importante, durante todo o ano, a utilização de fotoproteção oral em pessoas que tenham um fototipo claro, uma pele sensível, com manchas ou fotoenvelhecida, ou que façam desporto ao ar livre.

Usar fotoprotetores com FPS elevado e que combatam todo o espetro de radiação solar

UVA, UVB, Luz visível e IV:

Os danos visíveis causados pela exposição solar – queimaduras e eritemas – têm origem nas radiações UVB. No entanto há um conjunto de efeitos que só são visíveis a longo prazo:

– as radiações UVA causam o envelhecimento cutâneo, a baixa de defesas e até o cancro da
pele;
– a radiação visível causa rugas, manchas e até alergias;
– as radiações IV penetram a pele em profundidade e degradam o colagéneo, favorecendo as rugas profundas.

Algumas dicas para escolher o fotoprotetor adequado

– Deve ter uma combinação de filtros solares de qualidade, um complexo de antioxidantes capaz de neutralizar os radicais livres e de reparar o dano produzido no ADN celular;
– Deve ter um índice de protecção elevado – 50 ou mais. Já não é argumento válido utilizar um fotoprotetor de índice baixo porque a pele fica branca. Existe já uma grande variedade de soluções (creme, gel, spray, fluidos, mousses e airgel) e em muitos casos o acabamento é invisível.
– Ter também em conta a sensibilidade especial do contorno dos olhos e dos lábios – deve ser um produto testado nestas zonas e que não seja irritante para a pele;
– Deve ter uma textura que se adapte ao tipo de pele;
– Escolher texturas ligeiras quando a pele é oleosa e com tendência a acneica, de forma a não estimular as glândulas sebáceas;
– Escolher fórmulas hipoalergénicas e especiais quando a pele é sensível e atópica;
– Escolher fórmulas com tecnologia antioxidante e reparadora, com ativos como vitamina C ou ácido ferúlico, para combater a contaminação dos poluentes;
– Neutralizar o cloro e equilibrar o pH da pele hidratando antes e depois das idas à piscina;

Heliocare e Heliocare 360º

Gama completa de fotoproteção dermatológica, oral e tópica, para adultos e crianças. Fotoproteção elevada e cobertura de alto espetro: UVA, UVB, Luz Visível e IV. Desenvolvida com base na tecnologia fotoimunoprotetora exclusiva – Fernblock – com potente ação antioxidante e com eficácia comprovada em mais de 50 estudos clínicos. Esta tecnologia protege o DNA, neutraliza o dano solar, reforça a imunidade e repara o dano oxidativo.

Para saber mais, carregue aqui.

fotoproteção artigo ricardo aranha