Prevenção de manchas no Verão

 In Rigorosos a cuidar

O nosso rosto é frequentemente exposto às radiações UV durante todo o ano, particularmente no Verão, sendo por isso propenso ao aparecimento de manchas.

Estas manchas devem-se a um processo de excesso de produção de melanina em zonas localizadas, traduzindo-se em hiperpigmentações.

Os principais fatores que regulam este processo de produção de melanina são a radiação UV, a hereditariedade, processos inflamatórios, traumatismos e a ocorrência de alterações hormonais.

Sendo a radiação UV o principal potenciador da hiperpigmentação, devemos ter uma ação preventiva e de tratamento das manchas através de:

•Fotoproteção Tópica: é aconselhada a  a aplicação diária de um filtro solar SPF 50 protetor da radiação UVA, UVB e, se possível da radiação IV e visível;

• Fotoproteção Oral: aconselha-se a toma de um suplemento com ação antioxidante, fotoimunoprotetora e reparadora dos danos provocados pelas radiações. Desta forma, complementa-se a proteção tópica, tornando-se uma prevenção mais eficaz;

• Hidratação: Após a exposição solar, é vivamente aconselhado limpar muito bem a pele e aplicar um sérum e/ou creme com ação hidratante, calmante e regeneradora;

• Tratamento intensivo das manchas: aplicação de um sérum e/ou creme que tenham uma ação antimanchas. Este tratamento deverá ser realizado à noite e preferencialmente nos meses fora do Verão. Além disso, exige proteção solar máxima nas manhãs seguintes;

• Exfoliar suavemente a pele: a exfoliação da pele é recomendada de forma a estimular a sua regeneração e a remover a camada de células mortas. Deve ser feita semanalmente.

 

Portanto, com a chegada do Verão, devemos ter uma atitude responsável e preventiva no sentido de evitar aparecimento de novas manchas.

 

Dra. Maria Luís Gonçalves

Farmacêutica