Quando devo começar a cuidar da minha pele?

 In Rigorosos a cuidar

O processo de envelhecimento é diferente de pessoa para pessoa. No entanto, existem fatores externos e independentes da idade que aceleram este processo natural, como a poluição, a radiação solar, o stress, o tabaco ou a alimentação. Todos estes fatores têm uma influência direta no aspecto e na saúde da nossa pele.

O ideal seria que adquiríssemos hábitos de cuidado diários o mais cedo possível, focando-nos em três rotinas essenciais:

A limpeza: este é o primeiro passo para manter uma pele saudável e sem problemas. Limpe bem a sua pele, pelo menos duas vezes por dia: ao acordar e antes de dormir.   Não basta limpar a pele apenas com água, deve utilizar-se um produto de limpeza como a água micelar para remover os restos de gordura e a sujidade acumulados ao longo do dia.

A hidratação: é importante darmos uma ajuda extra ao mecanismo de hidratação natural. Deve aplicar-se, sempre após a limpeza, um creme hidratante que se adapte às nossas características e que a ajudará a combater a secura e as rugas.

A proteção solar: devemos aplicar sempre um protetor solar, tanto no verão como no inverno. Não podemos esquecer que as radiações UVB, responsáveis pelas queimaduras solares, são mais intensas no verão, mas as radiações UVA estão presentes 365 dias por ano. Os efeitos destas radiações nocivas são a longo prazo, tais como o envelhecimento precoce, manchas cutâneas, alergias solares e até o tão temido cancro da pele. Mas a realidade é que poucas pessoas sabem utilizar corretamente os fotoprotetores: é frequente não aplicarem a quantidade adequada, não fazerem as repetições necessárias (de 2 em 2 horas) ou deixarem algumas zonas sem proteção (atrás das orelhas, peito do pé, axilas, etc.). Também é aconselhável o uso de antioxidantes que sirvam de segunda barreira contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta.
Por tudo isto, ao escolhermos um tratamento, é de extrema importância optarmos por produtos cientificamente comprovados e concebidos para um tipo de pele ou faixa etária específicos.