Que idade tem a sua pele?

 In Rigorosos a cuidar

A idade que aparece no nosso Cartão de Cidadão nem sempre coincide com a idade que realmente aparentamos ter. Embora a genética tenha um papel fundamental no processo de envelhecimento, não é o único fator relevante.  Quando perguntámos à Dra. Mar Lázaro, especialista em Medicina Estética em Saragoça, Espanha, que fatores contribuem para o envelhecimento da pele e como podemos combatê-los, a resposta foi clara: “Somos nós que temos a última palavra e cabe-nos a nós decidir se parecemos mais ou menos velhos do que realmente somos.” .

“As rugas são a prova tangível do envelhecimento da pele” Dra. Mar Lázaro

“Com o tempo a pele perde firmeza, elasticidade, hidratação…e isso faz com que, se não atuarmos contra o tempo, apareçam as temidas rugas e manchas, mostrando-nos como a nossa pele perde vida”.  E a explicação é muito simples, segundo a Dra. Mar Lázaro: “Com os anos, o nosso corpo produz menos colagénio e muitas outras substâncias, inclusive ácido hialurónico”.

Está provado que o stress, a alimentação, os maus hábitos, como o álcool e o tabaco, a falta de horas de sono e o sedentarismo se refletem diretamente na nossa pele, a médio e longo prazo. A Dra. Lázaro aconselha “evitar aquilo que não nos faz bem e criar hábitos à volta daquilo que o nosso organismo agradece. É a maneira mais fácil de reeducar o nosso corpo para que cuidar de nós não seja um esforço”

Estes são quatro fatores que favorecem diretamente o envelhecimento:

  • Sol
  • Maus hábitos
  • Sedentarismo
  • Falta de horas de sono

 

Pele perfeita em qualquer idade

“Embora, por enquanto, seja impossível parar o tempo, podemos fazer muito para prevenir e atrasar o envelhecimento da pele, sobretudo o envelhecimento prematuro. Este trabalho começa aos 20 anos. É nessa idade que devemos começar a adotar uma rotina diária de hidratação e limpeza profunda. À medida que a nossa pele muda de necessidades, devemos ir adicionando a pouco e pouco determinados cuidados específicos” explica a Dra. Mar Lázaro.

 

Reafirmar e hidratar

“A partir dos 35 é necessário lutar contra a desidratação e a falta de firmeza. Atualmente é possível reverter a idade da nossa pele se agirmos da maneira adequada”. Assim, a dra. Mar Lázaro aconselha produtos com ingredientes inovadores que ajudem a lutar contra a passagem do tempo e que:

  • Hidratem em profundidade
  • Estimulem a síntese de colagénio
  • Sejam refirmantes
  • Ajudem a construir o volume natural da pele