Só o melhor do sol na primavera

 In Rigorosos a cuidar

Colaboração de: Drª Conchita Pinilla, Licenciada em Medicina e Cirurgia e membro da Sociedade Espanhola de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética.

A chegada da primavera anuncia o início de uma das épocas mais desejadas do ano. É importante que estejamos preparados para receber o sol de uma forma saudável, usufruindo dos seus benefícios e protegendo-nos do que nos é prejudicial.

A vitamina do sol
Todos sabemos que o sol é uma fonte de vida necessária para o nosso corpo. Além de nos fornecer vitamina D, uma vitamina essencial para a nossa saúde, tem ainda o poder de nos dar energia e vitalidade.

Vitamina D – Cinco benefícios:
– Fortalece os ossos
– Reduz o Diabetes Tipo 2
– Melhora a função muscular
– Reduz o risco de contrair mais de 10 tipos de cancro
– Protege contra doenças cardiovasculares

“Tanto o excesso de sol como a falta dele são prejudiciais para a saúde” Drª Conchita Pinilla
O sol, uma fonte vital e necessária de energia, é extremamente benéfico para o ser humano, mas se não conhecermos os seus riscos e não nos protegermos bem, os seus raios podem trazer
–nos sérios problemas de saúde.

Entre muitos outros, podemos destacar:
– Melanoma ou outro tipo de cancro de pele
– Envelhecimento prematuro da pele
– Manchas solares

 

Antes da exposição ao sol

A nossa pele e organismo precisam de uma preparação prévia para estarem fortes, saudáveis e dispostos a receber os primeiros raios solares. É na prevenção que começa a proteção da pele. Só com este cuidado prévio é que conseguimos absorver os benefícios que o sol nos traz e protegermo-nos dos efeitos prejudiciais.
• Hidratação. Mantermo-nos hidratados, tanto por fora como por dentro, é essencial para que o nosso corpo se consiga defender das agressões externas. Beber no mínimo dois litros de água por dia e hidratar a pele com produtos adequados é o que precisamos para manter uma estrutura epidérmica saudável, suave e flexível.
• Nutricosmética solar. Já ouviu falar deste completo suplemento alimentar que nutre e protege as células e os tecidos desde o interior? E ainda evita o aparecimento de manchas, reduz queimaduras, atua contra os radicais livres, impede o envelhecimento prematuro e torna o bronzeado mais duradouro, poupando a pele de muitas intolerâncias solares. É necessário começar a tomar este suplemento alimentar um mês antes da exposição solar e continuar durante toda a época de verão.
• Proteção desde o primeiro raio solar. Hoje em dia, protegermo-nos do sol é simples, já que praticamente todos os produtos cosméticos oferecem proteção solar mínima. Mas, quando chega a primavera, necessitamos de uma aplicação extra de um protetor solar em creme para criar uma barreira entre a nossa epiderme e os efeitos negativos dos raios solares. Mesmo quando pensamos que não estamos expostos ao sol diretamente, devemos tomar precauções e aplicar um fator de proteção solar elevado, pelo menos 15 minutos antes de sairmos de casa. Deve repetir-se a aplicação de duas em duas horas, ou de três em três, e ter cuidados extremos com as crianças.

Um bom protetor solar faz com que a nossa pele fique protegida e cuidada, além de evitar graves danos que podem aparecer a médio e longo prazo.