Skip to content

Janeiro 20, 2022

Higiene Capilar

Tal como acontece com a nossa pele, o cabelo é a nossa primeira “marca” num contexto social e como tal é muito importante fazer uma higiene correta e cuidada do cabelo e

Tal como acontece com a nossa pele, o cabelo é a nossa primeira “marca” num contexto social e como tal é muito importante fazer uma higiene correta e cuidada do cabelo e couro cabeludo para o manter saudável. A utilização de produtos adequados para cada tipo de cabelo é meio caminho andado para manter um cabelo saudável.

A higiene capilar requer alguns cuidados mais específicos no que diz respeito à limpeza e muita dedicação.

Mas, afinal, sabe como fazer uma higiene capilar correta?

Em primeiro lugar nunca deve esquecer que a limpeza do cabelo com produtos adequados para o seu couro cabeludo é o processo mais importante para manter os fios de cabelo saudáveis. Desta forma, o que são produtos adequados e como escolhê-los?


Escolha um Champô adequado para uma uma higiene capilar correta:

A escolha do champô deverá ser sempre feita para cada tipo de cabelo, ora vejamos um exemplo, um champô para cabelos oleosos não pode ser utilizado por uma pessoa que apresente um couro cabeludo seco e sensível e com um cabelo seco.

Os champôs são responsáveis pela limpeza do nosso couro cabeludo e dos fios de cabelo retirando excessos de oleosidade, descamação do couro cabeludo e agentes poluidores, ou seja, conferem ao nosso cabelo suavidade, brilho e tornam o cabelo mais macio e penteável. Os principais componentes dos champôs são tensioativos e são estes, dependendo das concentrações utilizadas, que conferem a espuma. Além destes tensioativos (ou detergentes), os champôs contêm também condicionadores, conservantes, corantes e ainda perfumes. Se um champô for específico para uma patologia, então contém substâncias cosmetologicamente ativas que exercem a sua ação quer seja no couro cabeludo quer seja nos fios de cabelo dependendo do tipo de problema que se quer tratar.


4 dicas para manter um cabelo cuidado:

  • Tenha uma alimentação equilibrada – Tal como o seu corpo o seu cabelo também necessita de vitaminas (como é o caso da biotina), proteínas e minerais (magnésio, ferro, etc). Deve privilegiar verduras, peixes, hidratos de carbono e evitar alimentos ricos em gorduras e açucares.
  • Faça uma boa Hidratação – Beba 1,5 a 2 litros de água por dia.
  • Escolha o produto certo – Dependendo do seu tipo de cabelo escolha sempre o mais adequando para si, caso tenha dúvidas não hesite em perguntar a um especialista (farmacêutico, dermatologista, tricologista).
  • Após banho – Aperte suavemente o cabelo na toalha e não esfregue, desta forma evite partir o fio de cabelo mantendo-o mais saudável. Seque de forma natural e evite ao máximo os secadores. Hidrate bem as pontas do cabelo com um sérum específico.
A higiene capilar não tem uma regra definida pois vai depender de pessoa para pessoa, dos hábitos alimentares e da zona onde a pessoa mora, uma vez que os fatores individuais e ambientais vão ter uma influência direta quer na oleosidade quer no ressequimento do cabelo. Assim sendo e dependendo de pessoa para pessoa podemos lavar o cabelo diariamente ou em dias alternados.

Marisa Inácio

Farmacêutica

Advertência Legal

A informação que consta neste website destina-se a profissionais com capacidade para prescrever ou dispensar medicamentos e dispositivos médicos em Portugal, o que requer formação especializada a fim de a interpretar correctamente. Se é um profissional de saúde, clique OK.