Skip to content

Outubro 25, 2023

Watercare

Cantabria Labs apresenta WATERCARE: o programa que reúne as medidas para o cuidado da água

 Após mais de 25 anos a trabalhar para o cuidado deste recurso natural em Turkana (Quénia) juntamente com a Fundação Emalaikat, a nossa empresa alargou o seu compromisso com novas medidas nos últimos anos.

“70% do planeta Terra é constituído por água, 60% das pessoas também” foram as palavras utilizadas por Susana Rodríguez, CEO da Cantabria Labs, na apresentação do programa WATERCARE, ao qual assistiu o naturalista José Luis Gallego como especialista em ambiente e sustentabilidade. O projecto WATERCARE reúne todas as acções da empresa relacionadas com o cuidado da água, classificadas no âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e os seus próximos passos na protecção deste valioso recurso natural.

Nos mais de 30 anos de história da empresa, a Cantabria Labs colaborou com a Fundação Emalaikat na construção e manutenção de 188 barragens e 147 poços, ajudando a levar água limpa a mais de 41.400 pessoas em diferentes áreas do Quénia. Participou, também, num projecto de canalização de água de Nariokotome para uma pré-escola na região de Kaito, a 6 km de distância, proporcionando acesso directo a água limpa a 100 crianças da zona.

Em 2019, a Cantabria Labs inaugurou o seu centro eco-sustentável de I&D e produção em La Concha, localizado numa quinta com uma fonte mineral-medicinal que corre a 39ºC e cuja energia geotérmica é utilizada para aquecer as instalações da fábrica de uma forma sustentável e livre de CO2. A utilização deste recurso natural é possível graças ao seu laboratório de água, que recolhe o fluxo da nascente e o utiliza para diferentes fins, tais como irrigação de áreas verdes, consumo ou como ingrediente na produção dos seus produtos tópicos.

Quando questionado sobre a importância de cuidar da água e gerir o seu consumo de forma responsável, o naturalista José Luis Gallego comentou que “a água é um recurso mais escasso do que pensamos porque, embora seja verdade que constitui 70% do planeta, apenas 1% dela é água doce. E desse 1%, 90% está congelado nos polos, pelo que só nos resta 0,25% e também a estamos a poluir. É por isso que o acesso à água e ao saneamento básico é o objetivo de desenvolvimento sustentável no qual nos devemos concentrar se quisermos alcançar o resto dos objetivos da Agenda 2030. Porque a água é o sangue vital da natureza e a fonte da vida.

WATERCARE com os OBS (objetivos de desenvolvimento sustentável) e a Agenda 2030 da ONU

O projecto WATERCARE engloba até 6 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável divididos em três eixos principais:

Como uma necessidade humana primária.

O acesso à água potável é uma necessidade básica na eliminação da pobreza e cuidados de saúde, e os Laboratórios da Cantábria contribuem para os SDG 1, 3 e 6 canalizando água e escavando novos poços em Turkana.

 

Como um recurso a ser gerido de forma sustentável

Graças ao Laboratório da Água, a água de nascente, um recurso que estava a ser desperdiçado ao ser descarregado no estuário, é utilizada para aquecer as instalações da fábrica com energia renovável.

Como meio e ajuda para a conservação do ambiente

Uma das medidas mais recentes são os acordos assinados com a Gravity Wave ou a Confederação Hidrográfica do Tejo, Cantabria Labs contribui para a limpeza dos rios e oceanos para a conservação dos seus ecossistemas e para a promoção da biodiversidade.

Próximos passos

Para continuar a trabalhar para preservar o ambiente e, especialmente, para cuidar da água, a empresa farmacêutica chegou recentemente a um acordo com a Gravity Wave, cuja missão é transformar 100% dos resíduos plásticos recolhidos nos mares Mediterrâneo e Cantábrico em produtos e materiais reciclados, num modelo exemplar de economia circular. Também nesta linha, asseguram que investirão esforços no cuidado de estuários e rios para a protecção e conservação do ecossistema local, para o que chegaram a importantes acordos com diferentes empresas para promover a biodiversidade.

Advertência Legal

A informação que consta neste website destina-se a profissionais com capacidade para prescrever ou dispensar medicamentos e dispositivos médicos em Portugal, o que requer formação especializada a fim de a interpretar correctamente. Se é um profissional de saúde, clique OK.