Skip to content

Janeiro 20, 2022

E o que é a Alopecia androgenética?

A alopecia é uma diminuição ou perda de cabelo excessiva ou com um padrão anormal, localizada ou generalizada, temporária ou definitiva e de qualquer tipo ou origem.  

A alopecia é uma diminuição ou perda de cabelo excessiva ou com um padrão anormal, localizada ou generalizada, temporária ou definitiva e de qualquer tipo ou origem.

A alopecia androgenética (AGA) é um tipo de alopecia em que, geneticamente, se produz uma miniaturização progressiva dos folículos do couro cabeludo, como consequência da ação da hormona di-hidrotestosterona ou DHT (Testosterona ativa) sobre o folículo nas pessoas com essa predisposição.

Para que se desenvolva a AGA é preciso que se verifique:

– predisposição genética

– andrógenos circulantes em número suficiente

Se a alopecia é masculina denomina-se MAGA, se é feminina é conhecida como FAGA. Ambas têm cinco graus diferentes de queda:

GRAU I: recuo da linha de implantação frontotemporal

GRAU II: recuo mais evidente da linha de implantação frontotemporal.

GRAU III: recuo de toda a linha de implantação frontotemporal e alopecia evidente no alto da cabeça. Perda difusa de cabelos na zona que separa estas duas partes.

GRAU IV: na região frontovertical subsistem alguns cabelos dispersos.

GRADO V: alopecia acentuada em toda a região frontovertical. Chama-se “Calvície em Ferradura”


Dica para tratamento:
O óleo de semente de abóbora pode ser utilizado tanto por homens como mulheres como complemento nos tratamentos para a queda de cabelo com origem androgenética.

Advertência Legal

A informação que consta neste website destina-se a profissionais com capacidade para prescrever ou dispensar medicamentos e dispositivos médicos em Portugal, o que requer formação especializada a fim de a interpretar correctamente. Se é um profissional de saúde, clique OK.