Skip to content

Janeiro 20, 2022

10 Mandamentos para Proteger as Crianças do Sol

10 Mandamentos para Proteger as Crianças do Sol Porque consideramos que as crianças merecem só o melhor do sol, partilhamos um conjunto de cuidados essenciais de

10 Mandamentos para Proteger as Crianças do Sol

Porque consideramos que as crianças merecem só o melhor do sol, partilhamos um conjunto de cuidados essenciais de fotoproteção infantil em plena época balnear.

1. Recém-nascidos não devem estar ao sol

Até aos 6 meses de idade é desencorajada a aplicação de cremes de protecção solar, e como não podemos proteger os bebés, também não os devemos expor. Como tal, o ideal é mesmo evitar ir à praia com bebés até aos 6 meses, pois mesmo à sombra os reflexos de luz podem ser prejudiciais.

2. Dos 6 meses aos 3 anos de idade devemos usar filtros físicos e minerais para proteger as crianças

Os filtros solares são eficazes desde o instante em que se aplicam já que fazem de película protectora que reflecte os raios. Têm de ser reaplicados sempre que a criança vai há água e têm de ser agitados sempre antes de aplicar para uma fotoproteção uniforme.

Tipos de protectores solares:
– Filtros físicos (funciona como película que faz de barreira e bloqueia os raios solares);
– Filtros químicos (atuam pela absorção (pela pele) de determinada substância química);
– filtros mistos – combinam filtros físicos e químicos.

3. A partir dos 3 anos já podemos usar filtros químicos

Mas temos de ter sempre em atenção que devem ser aplicados 20 a 30 minutos antes da exposição solar uma vez que levam este tempo a ter efeito (após absorção pela pele).

4. Crianças com pele atópica

Escolher sempre protecção solar específica para este tipo de pele.

5. Para proteger as crianças devemos usar sempre factores de protecção 50+

6. Escolher filtros solares de amplo espetro

Filtros Solares com UVB, UVA, Luz Visível e IVA

7. Cobrir toda a superfície corporal

Aplicar quantidade suficiente de creme para uma cobertura integral, ter atenção para não se esquecer de nenhuma área do corpo, e para além disso…

8. Reaplicar creme a cada 2 horas ou menos

O filtro solar tem de ser aplicado com maior frequência se a criança for à água e se os filtros solares forem físicos, então teremos de ter cuidados redobrados.

9. Evitar estar ao sol nas horas centrais do dia

Normalmente deve-se ter cuidados especiais entre as 11h e as 17h, uma vez que o sol incide mais diretamente.

10. Adicionar protecção solar com sombras e vestuário próprio

Desde  chapéus de sol, a tendas com FPS, T-shirts com FPS, bonés, óculos de sol, ou seja, tudo o que possa ser uma barreira física que impeça os raios solares de causar dano na pele.

Estima-se que 80% dos cancros da pele poderiam ser reduzidos se tivermos bons hábitos de fotoproteção desde crianças. Felizmente hoje os pais estão mais consciencializados e tomam medidas para proteger os seus filhos, mas nunca é demais rever estes cuidados.
Partilhe com os seus amigos.

Um artigo “Rigorosos a Cuidar” escrito em colaboração com Dra Paloma Borregón, Médica Dermatologista.

Advertência Legal

A informação que consta neste website destina-se a profissionais com capacidade para prescrever ou dispensar medicamentos e dispositivos médicos em Portugal, o que requer formação especializada a fim de a interpretar correctamente. Se é um profissional de saúde, clique OK.