Skip to content
banner_pele_quando_envelhece

Janeiro 20, 2022

O que acontece à sua pele quando envelhece?

O envelhecimento da pele é um processo natural que começa bastante cedo, aos 20-25 anos, e que origina o aparecimento de muitas mudanças no nosso corpo.

Neste artigo, contamos com a colaboração da Dra. Flavia Bonina, especialista em Medicina Estética em Madrid, para nos esclarecer acerca das principais causas do envelhecimento da pele e percebermos como podemos suavizar os efeitos deste natural envelhecimento.

Envelhecimento cutâneo: como acontece?

O envelhecimento da pele está essencialmente relacionado com a desidratação e perda de elasticidade da mesma. É um processo natural que começa até bastante cedo, aos 20-25 anos, e que origina o aparecimento de muitas mudanças no nosso corpo.

Principais mudanças na nossa pele:

• O número de células da epiderme vai reduzindo com o tempo, pela diminuição do ritmo de renovação celular própria do envelhecimento – o mesmo acontece com as células dos vários tecidos e órgãos do nosso organismo. O ritmo de produção de colagénio e elastina (proteínas que fazem de suporte, dando elasticidade à nossa pele), também vai diminuindo com o tempo. Tudo isto faz com que a pele se torne mais fina e flácida, levando ao aparecimento de rugas.
• Por outro lado, as glândulas sebáceas e sudoríparas atrofiam-se, tornando a pele mais seca.
• Os melanócitos (envolvidos na pigmentação da pele) também diminuem, tornando com o passar do tempo a pele mais pálida. Os lentigos solares (manchas que aparecem com a idade e o excesso de sol) tornam-se mais escuros.

Envelhecimento da pele acentuado por maus hábitos

Estas mudanças naturais são aceleradas por maus hábitos como o tabagismo, a má alimentação, o excesso de sol, o stress, entre outros.

Como podemos suavizar o envelhecimento da pele?

A genética e os fatores hormonais não podem ser corrigidos facilmente, mas podemos e devemos melhorar o que está nas nossas mãos:

• Para prevenir o envelhecimento cutâneo e evitar manchas e mais rugas pode utilizar um bom fotoprotetor oral, como o Heliocare Ultra D, combinado com a fotoproteção em creme.
• Um ritual de Limpeza facial diário é também muito importante.
• E a escolha do creme certo é essencial. Endocare Cellage atua reestruturando a pele por dentro, estimulando o correto funcionamento celular e proporcionando maior densidade na pele. Este produto adapta-se a todos os tipos de pele, porque dependendo de ser uma pele seca ou mista, pode escolher o creme ou gel creme respectivamente, combinando o mesmo com o contorno de olhos para uma actuação mais completa.

Conclusão:

Consulte o seu Dermatologista para um cuidado personalizado da pele. É a melhor forma de, em cada fase da vida, ajustar os cuidados às singularidades e necessidades de cada pessoa.

Veja outros artigos “Rigorosos a Cuidar” relacionados com o envelhecimento da pele aqui:


Que idade tem a sua pele?

A idade que aparece no nosso Cartão de Cidadão nem sempre coincide com a idade que realmente aparentamos ter.


Envelhecimento: o sol e a pele

Não há dúvida que, com o passar dos anos, a pele vai perdendo elasticidade, tornando-se mais seca e aparecendo novas rugas e ainda outros sinais de envelhecimento.


Sinais visíveis de envelhecimento cutâneo

Através de visíveis e diferentes sinais do envelhecimento cutâneo, o passar do tempo fica marcado na nossa pele.


Quando devo começar a cuidar da minha pele?

O processo de envelhecimento é diferente de pessoa para pessoa. No entanto, existem fatores externos e independentes da idade que aceleram este processo natural.

We’d love to help

Appointment Form