Skip to content

HPV

O vírus do papiloma humano, ou HPV, é um vírus que pode causar verrugas na pele, nos genitais e também alguns tipos de cancro. Na realidade, é o vírus responsável pela infeção mais frequente no sistema reprodutor.

O que é?

O vírus do papiloma humano, ou HPV, é um vírus que pode causar verrugas na pele, nos genitais e também alguns tipos de cancro. Na realidade, é o vírus responsável pela infeção mais frequente no sistema reprodutor.

O vírus do HPV é contagioso e uma pessoa pode ficar infetada se existir contacto da boca ou dos genitais com os genitais de uma pessoa que esteja infetada. Este contágio acontece sobretudo através de sexo oral, vaginal ou anal. Ainda assim, o HPV pode também ser transmitido através de contacto próximo entre genitais. Muitas pessoas não sabem que estão infetadas, e por isso é fácil transmitir a parceiros sem saber.

Existem mais de 120 tipos diferentes de HPV e os diferentes tipos de vírus podem causar diferentes problemas de saúde.

Cerca de 40 afetam preferencialmente os órgãos genitais (vulva, vagina, colo do útero, pénis e ânus) e classificam-se em tipos de alto e baixo risco, em função das doenças que causam. Nos HPV de alto risco incluem-se os tipos 16 e 18, que são responsáveis por 75% das lesões mais graves (cancerosas). Nos HPV de baixo risco estão incluídos os tipos 6 e 11, que são responsáveis pela maioria das doenças benignas causadas pelo HPV, das quais as mais frequentes são os condilomas ou verrugas genitais.

Dados numéricos :

Sintomas

Alguns tipos de HPV provocam verrugas genitais, mas muitas pessoas não têm quaisquer sintomas quando são infetadas. Na realidade, na maioria dos casos, as infeções resolvem-se por si só ao fim de um a dois anos. Noutros, a infeção pode manter-se sem sintomas e levar a alguns problemas. Não é possível prever quem irá desenvolver doença associada ao vírus.

Diagnóstico

Existem testes para alguns tipos do HPV. Normalmente, numa consulta de rotina, o seu médico pode sinalizar uma verruga genital. Isto poderá significar que tem uma infeção por HPV.

Tratamento

Depois de diagnosticado, as opções de tratamento para o HPV incluem a remoção cirúrgica da região com a verruga usando anestesia local, que será posteriormente enviada para biópsia para identificar a causa e o tipo de HPV, ou a utilização de óvulos vaginais para prevenção e tratamento auxiliar das lesões induzidas pelo HPV.

Os óvulos vaginais à base de ácido hialurónico e citrato de zinco formam uma barreira protetora na mucosa da zona cervical, promovendo a cicatrização das lesões provocadas pelo HPV. Esta opção é indicada quando a remoção cirúrgica não é necessária, mas também após tratamento cirúrgico de lesões de alto grau.

O ácido hialurónico melhora a hidratação e a elasticidade das mucosas, acelerando a sua cicatrização e o citrato de zinco ajuda a cicatrizar e a regenerar as lesões.

Pergunte ao seu médico ou na sua farmácia.

Como posso prevenir-me?

Para a maioria das pessoas, a melhor maneira de se protegerem contra uma infeção por HPV é a vacina. A vacina contra o HPV está incluída no Programa Nacional de Vacinação para as raparigas de 10 anos. Os rapazes nascidos a partir de 2009 podem fazer a vacina gratuitamente, no âmbito do Programa Nacional de Vacinação.

É recomendável que as mulheres façam rastreios de rotina nas consultas de ginecologia, já que esta é a principal forma de rastreio do cancro do colo do útero.

Produtos

Bibliografia

Patient education:Human papillomavirus (HPV) vaccine (The Basics). Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/human-papillomavirus-hpv-vaccine-the-basics?source=history_widget [consultado dezembro 2023]

Vírus do Papiloma humano. Disponível em: https://apf.pt/informacao-tematica/infecoes-sexualmente-transmissiveis/virus-do-papiloma-humano-hpv/#:~:text=O%20vírus%20do%20Papiloma%20Humano,os%20homens%20como%20as%20mulheres [Consultado janeiro 2024]

How to prevent HPV. Disponível em: https://hpvca.org/how-to-prevent-hpv/ [Consultado janeiro 2024]

Rigorosos ao Cuidar

Menopausa em cor-de-rosa: porque faz parte da vida!

A queda de cabelo sazonal é uma preocupação comum para muitas pessoas e pode ocorrer por vários motivos
LER MAIS

Menopausa por Marta Vieira

A Cantabria Labs teve o gosto de entrevistar recentemente a Dr.ª Marta Vieira, Farmacêutica e Diretora Técnica da Farmácia Nabais Vicente.
LER MAIS

Menopausa por Sónia Morais Santos

Recentemente, a Cantabria Labs convidou a Sónia Morais Santos, influenciadora e criadora de conteúdos digitais, a escrever um artigo sobre a Menopausa
LER MAIS

Advertência Legal

A informação que consta neste website destina-se a profissionais com capacidade para prescrever ou dispensar medicamentos e dispositivos médicos em Portugal, o que requer formação especializada a fim de a interpretar correctamente. Se é um profissional de saúde, clique OK.